Secretários esclarecem dúvidas sobre entrega das 246 unidades habitacionais em Poços

Publicado em 03/12/2017 - regiao - Da Redação

Secretários esclarecem dúvidas sobre entrega das 246 unidades habitacionais em Poços

Foi anunciada, na segunda-feira (27), pelo prefeito, Sérgio Azevedo, a construção de 246 unidades habitacionais, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. As novas moradias serão construídas no bairro Itamaraty, próximo ao conjunto de prédios Araucárias e Novo Horizonte, na zona leste do município.
O projeto, já foi aprovado pelo Ministério das Cidades e será financiado pela Caixa Econômica Federal, com investimento previsto de mais de R$ 18 milhões. A vencedora da licitação foi a BM Engenharia, uma empresa de Poços.
O secretário de Planejamento, Tiago Cavelagna, informa que o último programa de habitação popular em Poços foi realizado há cinco anos e que muitas famílias aguardam, há cerca de 27 anos, realizar o sonho da casa própria. “Para mim é motivo de muita felicidade poder anunciar esse benefício a tantas pessoas”.
Cavelagna ressalta, que desde que assumiu a secretaria, a retomada do programa habitacional tem sido prioridade e todos os servidores lotados na pasta estão trabalharam conjuntamente para que este projeto saísse o mais rápido possível do papel. O secretário acrescenta, ainda, que trata-se de uma iniciativa que pode gerar aproximadamente 100 novas frentes de trabalhos, e um retorno positivo até mesmo para o mercado da construção civil local
O secretário-adjunto de Planejamento, Antônio Carlos Alvisi, revela que o projeto prevê a construção de 14 blocos com 18 apartamentos cada e outros quatro com 16 unidades. A entrega está prevista para primeiro semestre de 2019. Ainda segundo ele, os apartamentos terão 42 metros quadrados de área, com dois quartos, cozinha, sala, banheiro, área de serviço e uma vaga na garagem cada. Ainda, de acordo com ele, o projeto arquitetônico foi pensado para dar maior condição de mobilidade às pessoas com alguma deficiência.
Alvise lembra também que o novo condomínio terá instalado um medidor de água por apartamento, possibilitando assim a medição separada, o que é um diferencial dos projetos anteriores realizados. “É uma maneira de cada morador ter clareza sobre o consumo e de gerir os gastos de forma mais consciente", ressalta.
O secretário-adjunto assinala também, que nos próximos anos serão realizadas todas as intervenções necessárias para melhorar a infraestrutura do local e, assim, oferecer mais comodidade aos novos moradores e a toda a comunidade daquela região. “Uma das prioridades será a abertura da via que interliga os bairros Itamaraty 3 e Itamaraty 5”, adiantou.

Seleção
O trabalho de seleção para entrega das habitações ficará a cargo da Secretaria de Promoção Social e começará assim que o empreendimento já estiver com as obras iniciadas. A secretária da pasta, Luzia Teixeira Martins, afirma que serão beneficiadas pelo programa, famílias da “faixa 1”, inscritas no ano de 1990, no cadastro da Secretaria.
Ainda de acordo com Luzia, a secretaria trabalhará em acordo com as leis federais e municipais, respeitando as cotas determinadas em lei, que são 3% para pessoas com deficiência e 3% para idosos. Segundo ela, serão atendidas, prioritariamente, as pessoas inscritas há 27 anos e que até hoje aguardam a oportunidade de ter uma casa.
Luzia conta que a própria secretaria entrará em contato com os contemplados que, após convocados terão um prazo para entregar toda a documentação solicitada, num processo transparente e rápido. Segundo ela, após validada as informações pela secretaria, será feita numa visita "in loco", por uma equipe acompanhada de uma assistente social, que checará as informações passadas. Todos os selecionados serão encaminhados à Caixa Econômica para concluir o processo. A instituição exige que sejam encaminhados um excedente de 30% de pessoas selecionadas, para possíveis substituições na fila, em caso de algum cadastro não ser aprovado na seleção final.
De acordo com o cadastro da Secretaria, as novas unidades serão destinadas às 675 famílias inscritas no Programa Municipal de Habitação, em 1990. A lista com o nome de todos os inscritos está disponível no site da Prefeitura, desde o início deste ano, e pode ser acessada através deste link: https://goo.gl/4mcghr