Seriedade e equilíbrio marcam administração de Botelhos

Publicado em 31/08/2014 - regiao - Da Redação

No sábado, 30 de agosto, o município de Botelhos comemorou 103 anos de emancipação política-administrativa. Neste momento festivo, o prefeito Mateus Jerônimo Guidi (PMN) relata seu otimismo pelo trabalho realizado nos dezoito meses de governo em prol da comunidade botelhense.
Inicialmente, Guidi confessou a alegria e satisfação pessoal por governar a sua terra. Até porque foi o único prefeito na história política do município a ser eleito três vezes para comandar o Executivo Municipal. Além disso, registrando as três maiores votações, aumentando assim a sua responsabilidade. “A nossa ação hoje vai resultar no que vamos deixar para o amanhã”, disse. Seu objetivo é deixar um legado de seriedade e equilíbrio. Principalmente, deixar um município que ofereça oportunidades de desenvolvimento aos seus filhos e a quem na cidade aportar.

105 PROGRAMAS JÁ IMPLANTADOS
Buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população, o atual governo já implantou 105 programas em todas as áreas da administração como saúde, educação, assistência social, meio ambiente, esporte, lazer, turismo, agricultura, pecuária, infraestrutura urbana, saneamento básico e telecomunicações. São programas que visam melhorar a vida das pessoas, mas implantados com o equilíbrio necessário. O prefeito garante que atualmente o município não tem dívidas. Tudo que se faz dentro do mês, paga-se dentro do mês, através de planejamento e organização. Os servidores públicos municipais sempre recebem seus vencimentos no último dia útil do mês.

RECUPERAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA FROTA
O equilíbrio financeiro proporciona condições necessárias para deixar um legado importante. Nos 18 meses do atual governo, por exemplo, foi feito um grande investimento na recuperação da frota e aquisição de novos veículos. Entre convênios e aquisição, o município recebeu 18 novos veículos para servir a população em diversas áreas. Seja através dos caminhões, ônibus, kombis, veículos da saúde e educação, assistência social e conselho tutelar, veículos para a polícia, patrulha agrícola e maquinário.

ADEQUAÇÃO À NOVA REALIDADE  DO LIXO
O município também ampliou e melhorou as condições do aterro controlado. Ainda neste setor, foi implantada a coleta seletiva do lixo. Também foi adquirida uma área de 4,5 alqueires com o objetivo de adequar o município dentro das normas exigentes da nova situação dos resíduos sólidos.

CAPACITAÇÃO DA MÃO DE OBRA
A administração municipal está fazendo o serviço de terraplanagem buscando alternativas para a implantação da “incubadora de empresas”. Desta forma, proporcionando novas oportunidades aos jovens. Através da Agência de Desenvolvimento foram promovidos mais de 15 cursos de capacitação. Com isso, o município oferece mão de obra qualificada aos empresários locais. “É fundamental que as pessoas estejam adaptadas às inovações e tecnologias para serem bons profissionais”, disse o prefeito. Os cursos de capacitação no município são permanentes, inclusive atendendo aos servidores públicos municipais.

INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE
Neste setor, o governo municipal implantou o apostilamento na escola infantil, através do Grupo Positivo. A nova metodologia contribui para a formação de um cidadão crítico e para o mercado de trabalho, sem esquecer as humanidades. Nos programas de Saúde da Família, foi feita a ampliação da Farmácia de Minas e renovado o convênio com o hospital.

ENFRENTADO A CRISE COM ESPERANÇA
Indagado a respeito, Guidi defendeu uma postura de esperança. Acredita que os problemas podem ser superados com trabalho. Reconhecendo o momento de crise, revelou seu entendimento de que o ano de 2015 ainda será muito difícil para os municípios e para o próprio país. “Será um ano de ajustes, independente do resultado das eleições”, previu. Com sua experiência de três mandatos como prefeito, aconselhou prudência e equilíbrio aos colegas administradores públicos. “O ano que vem é um ano que podemos contar com nós mesmos”, falou. Explicou que será um ano difícil para convênios, diminuição das transferências voluntárias e ajustes nos governos estadual e federal. “Será um período de transição para uma situação melhor”, falou com otimismo.

EXECUTIVO E LEGISLATIVO CAMINHAM JUNTOS

O prefeito de Botelhos também destacou a necessidade de capacitação e inovação em todas as áreas, principalmente na administração pública. Neste contexto, informou que conta com uma equipe administrativa preparada. Além disso, existe um trabalho conjunto e harmônico entre o Executivo, Legislativo e equipe. A relação com a Câmara de Vereadores sempre foi harmoniosa e salutar, pois os projetos são debatidos de forma positiva. Os vereadores são os interlocutores dos anseios da população junto ao Executivo. As sugestões são bem vindas. No projeto “Ouvir Botelhos” para a elaboração do orçamento são colhidas diversas sugestões das entidades e comunidade de uma forma geral. A grande luta é “fazer mais com menos”, sendo que a eficiência é alcançada através de planejamento e organização. “Executivo e Legislativo caminham juntos, respeitando a independência dos poderes”, garantiu.

BOTELHOS - 103 ANOS

A programação festiva preparada pela prefeitura visa a participação do povo. Entre as atrações, o prefeito destacou o Encontro de Sanfoneiros, folclore, cavalgada (no Distrito de São Gonçalo), Bandas Master e São Paulo, Kaio César & Diego e encontro de jipeiros. Na área de esportes, será reinaugurada a pista de bicicross e realizados o Festival de Aniversário do Futsal e Campeonato de Futebol Amador. No dia 30/08, serão inaugurados os novos vestiários do Estádio Major Alberto Fernandes, no Clube Guanabara. Na ocasião, será prestada justa homenagem ao esportista Orlando Santos Machado. A sessão cívica contará com desfile de escolas e veículos, concurso de poesia nas escolas com premiação aos alunos dos ensinos fundamental, infantil e médio com um tablet. Por fim, vale destacar Missa e Culto em ação de graças pelo aniversário do município. No Legislativo, será realizada sessão solene de entrega de títulos de cidadania. As festividades ocorrem a partir de 24 de agosto e início do mês de setembro.

OTIMISMO E ESPERANÇA
Guidi deixa uma mensagem de congratulação e otimismo à comunidade. Considerando o aniversário um presente de Deus, destacou a importância da esperança. “Fazer hoje para colher no amanhã”, disse. Novamente manifestou sua satisfação por estar governando Botelhos pela quarta vez, sendo três como prefeito e uma como vice-prefeito. Lembrou que há 26 anos, quando iniciou sua jornada na vida pública, Botelhos tinha um baixo índice de desenvolvimento humano. Hoje, observa o sonho realizado com um alto índice de desenvolvimento humano, caminhando sempre para melhorar as ações, a interlocução e parcerias. Segundo ele, a desigualdade é pequena em Botelhos, onde 15 mil habitantes tem qualidade de vida. O objetivo continua sendo de deixar um legado positivo, melhorando todas as áreas do município. “Quero deixar um município melhor que encontrei. Botelhos é minha terra”, finalizou.