Servidores de Monte Belo ganham ação na Justiça

Publicado em 23/04/2017 - regiao - Da Redação

Servidores de Monte Belo ganham ação na Justiça

Dúvidas sobre o pagamento de benefício aos servidores, água da Juréia, estradas rurais e outros temas foram debatidos pelos vereadores de Monte Belo na reunião ordinária do Legislativo no dia 18 de abril.

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO
O vereador Pezão sugeriu a execução de obras de tubulação para captação das águas pluviais e colocação de bueiros na Av. Getúlio Vargas, antes das obras de recapeamento asfáltico que serão realizadas no local. Com isso, buscando solucionar os problemas causados pelas águas das chuvas na referida avenida, principalmente em frente à Câmara Municipal.
O vereador Gilmar Ferreira sugeriu a instalação de um parque de diversão municipal em local apropriado para uso das crianças. Destacou a importância de estimular a brincadeira, o que ajuda a construir o conhecimento e incentiva a criatividade das crianças.

PROMOÇÕES E PROGRESSÕES
O pagamento deste direito dos servidores acabou gerando impasse e debate entre os vereadores. O primeiro a se manifestar a respeito foi o vereador Gilmar Ferreira pediu esclarecimentos sobre a atitude do prefeito de conceder promoção e progressão para alguns funcionários. Comentou que os servidores beneficiados são aqueles com maior salário da prefeitura, argumentando que a medida deveria atingir justamente quem ganha menos como garis, auxiliares de serviços gerais, professores e outros.
O presidente Claudinho esclareceu que trata-se do cumprimento da lei. Ou seja, depois de determinados anos de trabalho, o funcionário tem direito a promoção ou progressão. Assim, vários servidores ingressaram com ação na Justiça. “É de direito deles e o prefeito foi obrigado a fazer”, explicou. Ele concordou que o benefício deveria atingir quem ganha menos, mas a lei deve ser obedecida. Entende que o plano de carreira deve ser estudado e executado o mais rápido possível, procurando melhorar os salários em geral.
O vereador Pezão confirmou que os funcionários ingressaram na justiça contra a prefeitura. Para ele, foi um prejuízo deixado pelo ex-prefeito Humberto no valor de quase R$ 1 milhão. “É uma politicagem, coisa do passado e que vem jogando nas costas do Valdevino (atual prefeito)”, disse.
O vereador Ricardo Prado lembrou que há mais de quinze anos os servidores ingressaram com ação na Justiça para receber os seus direitos. Contou que, como professor, também tomou a mesma atitude e conseguiu. Assim, logo o prefeito estará sendo comunicado para cumprir a decisão judicial. Alertou que a prefeitura não tem dinheiro para pagar tantos funcionários que ganharam a ação na justiça, diante de outras obrigações. “A prefeitura tem que pagar e não sei o que vai acontecer”, disse. No final, também destacou a necessidade de uma reforma administrativa.
O vereador Nilsinho lembrou que na gestão anterior revelou que o então prefeito concedeu progressão para funcionário que não tinha tempo de carreira dentro da prefeitura, estava em cargo comissionado e nem mesmo passou pelo período probatório. Assim, a medida foi revogada. Para ele, a pessoa que trabalha deve ter um bom salário, mas o benefício deve valer para todos. Avisou que, havendo qualquer irregularidade, os fatos devem ser apurados. “Sou da base do prefeito para fazer o que é certo”, avisou. Informou que a parte patronal da prefeitura está ficando em 49%, enquanto que a parte do servidor (INSS) é 11%. Assim, a folha de pagamento está ficando muito alta, impedindo que o servidor tenha um bom salário. Também sugeriu uma reforma administrativa para que melhorias salariais sejam possíveis.

NOMES DE RUAS
Gilmar Ferreira relatou que foi procurado por morador de loteamento reclamando da falta de nome em rua, pedindo providências ao Executivo. Neste contexto, o vereador aproveitou para sugerir aos colegas a colocação de nomes em muitas ruas da cidade que estão apenas com numeração. Desta forma, prestando justas homenagens e auxiliando na entrega de correspondências.
O vereador Luiz Balduíno lembrou que fez indicação para colocação de nomes em três ruas do bairro Jardim das Acácias. Como o fato foi lembrado pelo colega Gilmar, sugeriu uma reunião entre os vereadores para que providências sejam tomadas as respeito.

FONTE, ÁGUA E VACAS
O vereador Pezão pediu providências quanto à fonte construída no ano passado, mas que apresentou problemas e não funciona. Sugeriu o envio de ofício ao prefeito pedindo que o caso seja encaminhado à Justiça para a devida apuração e solução do problema.
Pezão também relatou que em conversa com Ailton, o mesmo garantiu que deixa um terreno disponível no loteamento do Milton Neves para a realização de eventos e festas. Com isso, acabando com as festas no campo. O vereador informou que foi comunicado pelo prefeito que um engenheiro da Pavidez estará no município para solucionar o problema de esgoto na cidade e outras questões na Santa Cruz.
O vereador ainda criticou a situação da bomba de água na Juréia, revelando que funcionário não deixando fazer a reforma no equipamento. “É funcionário que estava sem vontade de trabalhar e amarrando o prefeito”, revelou. Para ele, o prefeito deveria tomar as devidas providências quanto a este funcionário. O vereador Nilsinho também comentou este problema, informando que até o final de semana outra bomba será instalada. Criticou a atitude do funcionário, afirmando que o mesmo deve ser responsabilizado pelos seus atos. O vereador Marquinho Tranches considerou o problema uma verdadeira novela. Em seguida, argumentou que deve haver uma complementação da rede elétrica para colocação de painel trifásico, proporcionando um melhor funcionamento da bomba. Também sugeriu um controle através de registro no meio da localidade, possibilitando amenizar o problema dos moradores da parte alta da Juréia.
Pezão relatou ainda que o prefeito garantiu a colocação de postes no PSF da Santa Rita. Já no bairro no Bom Jesus, os postes serão colocados somente depois da execução do asfalto e meio fio. O vereador pediu providências quanto animais (vacas) soltas na Juréia, pedindo a colaboração dos moradores. Sugeriu uma reunião para tratar de segurança pública devido aos constantes roubos na cidade, visto que os comerciantes estão com medo. Finalizou convidando todos para a festa do folclore na Posses da Serra no dia 30 de abril.

PONTILHÃO DA JURÉIA
O vereador Ricardo Prado solicitou o envio de dois ofícios ao Executivo. No primeiro, pedindo providência de limpeza e iluminação no pontilhão da Juréia, pois o local está se tornando ponto de uso de drogas. Também o asfaltamento de área ao lado, atendendo moradores. No outro ofício, pediu a limpeza de área ao lado do campo da Juréia. Em seguida, convidou a todos para o desfile de carros de boi neste domingo, 23/04, em prol do hospital. No domingo seguinte, também será realizada uma festa em prol do hospital no Clube Cascata. Lembrou o Dia do Trabalho, em 01 de maio, relatando que já encaminhou ofício para vários deputados alertando sobre a reforma da previdência. “Para prestar atenção no seu voto, pois no próximo ano será um ano político”, disse.

MAIS 40 CASAS DO PNHR
O vereador Marquinho Tranches agradeceu os produtores que doaram leite para a APAE na Sexta-feira da Paixão, gerando uma arrecadação de 4.160 litros. Deste total, a APAE ficou com 3.300. Isto porque um produtor doou 1.290 litros de leite, mas solicitou a doação de 430 litros para o hospital de Monte Belo e outros 430 litros para o hospital do Câncer de Jaú/SP. Agradeceu a todas as pessoas envolvidas na Campanha do Leite.
Marquinho Tranches relatou projeto do deputado Carlos Melles no valor de R$ 100 mil para a compra de mobilia para o posto de saúde, sendo que licitação está sendo preparada. Também informou que está aguardando um projeto do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) do governo federal, através dos deputados Antônio Carlos Arantes e Carlos Melles. A documentação está sendo preparada até o dia 28 de abril para atender em torno de 40 casas para os moradores da zona rural. Assim, a expectativa é bastante positiva.
O vereador ainda citou o bom exemplo do prefeito de Nova Resende, conservando primeiro a estrada principal e depois atendendo as chegadas das propriedades. Para ele, melhorias precisam ser feitas nas estradas de Monte Belo com maior fluxo de veículos, citando os bairros Correias, Esteves, Posses da Serra, Serra Escura e Posses dos Lopes.

PATRULHA RURAL
O vereador Luiz Balduíno lembrou o início da colheita do café e reconheceu a dificuldade de implantação de uma patrulha rural. Mas sugeriu que o Executivo encontre uma alternativa de contratação de motos que fazem o monitoramento nas ruas da cidade para que também façam uma ronda nos bairros rurais. Até porque os moradores estão reclamando da falta de segurança. Acredita que o entendimento será possível entre o Executivo, vereadores e produtores rurais.

CAMPO DO BOM JESUS
A vereadora Rosária do Bom Jesus pediu providências do Executivo no sentido de promover melhorias no campo de futebol do bairro Bom Jesus. Segundo relatou, a situação atual está gerando insatisfação dos moradores e esportivas.

PALAVRA DO PRESIDENTE
O vereador e presidente Claudinho informou que um técnico estará atuando para colocar uma bomba na Juréia, solucionando o problema da falta de água. Relatou que foi procurado por mães de alunos da Pró-Infância informando sobre a sujeita ao redor da escola. Verificou que o problema existe e pediu providências a respeito, sendo informado que a área é particular. O vereador também comentou o problema de animais soltos nas ruas da cidade, pedindo providência com apreensão e multa aos proprietários. Sobre o trabalho de conservação de estradas, revelou sua satisfação pela ação iniciada em diversos bairros rurais. Assim, acredita que será possível atender todo o município em pouco tempo.