Sessão solene marcou os 99 anos de Emancipação Politica de Arceburgo

Publicado em 01/09/2010 - regiao - Assessoria

A manhã do dia 30 de agosto foi de festa em Arceburgo. O município comemorou nesta data o 99º aniversário de emancipação político-administrativa. Com a presença de diversas autoridades e da população local, foi realizada uma sessão cívica no Calçadão Municipal Dr Orlando Ludovicci.
Na sessão foi prestada justa homenagem ao Sr Gercíndio Pedrosa, ex-prefeito em exercício (20/08/1975 a 20/09/1975). Na ocasião, o professor Sander Rogério Ribeiro narrou aos presentes a história de vida do homenageado, que agradeceu à prefeitura pelo reconhecimento à sua pessoa.
Um dos destaques do evento foi a participação da Fanfarra Municipal, sob o comando de Arthur Anacleto.
O prefeito arceburguense, Antônio Roberto da Costa entregou, na ocasião, duas escrituras para moradores da Vila Progresso – um sonho que a população daquele bairro espera há vinte anos.

Leia a abaixo a íntegra do discurso do Prefeito Municipal:
"Quero saudar o presidente da Câmara Municipal, senhor Marcos Antônio Cili, em nome de quem saúdo os nobres colegas vereadores. Saudações ao Vice-prefeito, Eliel Ferreira da Costa, em nome do qual cumprimento respeitosamente as autoridades presentes, diretoras escolares, professoras, lideranças religiosas e municipais.
Saúdo de maneira especial o homenageado de hoje, o senhor Gercíndio Pedrosa, figura saliente do município.
Em tempo, esclareço ao nobre Gercindio Pedrosa, que é já bastante rico o friso de homenageados nestas sessões solenes que tem, aliás, sido cuidadosa e criteriosa, como lhe cumpre, na escolha das personalidades que assim quer distinguir e ligar para sempre à sua própria história ao município.
A homenagem de hoje a sua pessoa tem para nós um significado muito especial e uma importância singular. Ela traduz o reconhecimento formal, institucional da sua expressiva contribuição ao município arceburguense.
Senhoras e Senhores,
Pela sexta vez consecutiva, na qualidade de prefeito municipal, tenho a incumbência de, neste ato solene, dirigir-me aos arceburgueses por conta de mais um aniversário de emancipação poltico-administrativa de Arceburgo. Data que nos faz refletir sobre o passado e projetar o futuro.
Conhecer nossas raízes históricas é fundamental para que possamos construir nosso futuro com justiça social e progresso econômico.
Esta data nos permite a oportunidade de relembrarmos momentos da nossa centenária cidade, cuja história foi e está sendo construída através da luta diária de homens e mulheres que contribuíram e contribuem com um município cada vez mais forte.
São homens e mulheres que, com seu trabalho, honram suas famílias e nossa comunidade.
Sempre é importante olhar para o passado, pois ele nos dá a alegria do dever cumprido, e nos ilumina para compreender as lacunas deixadas por realizar, além de nos permitir vislumbrar as potencialidades que ainda não foram devidamente exploradas.
Arceburgo cresce como nunca. Isso é um fato incontestável.
Este crescimento é a recompensa ao trabalho bem feito pela classe dirigente e ao espírito empreendedor que norteia nossa população. Porém, ainda há muito o que ser feito.
Entendemos que progresso econômico nem sempre acontece no mesmo compasso do desenvolvimento social.
É nosso dever inadiável, sempre, buscar maior qualidade de vida para que as futuras gerações possam desfrutar de um mundo melhor.
Nessa perspectiva, os poderes Legislativo e Executivo, independente de coloração partidária ou ideológica, têm um papel relevante a cumprir; qual seja, pensar o desenvolvimento sustentável, projetar políticas públicas de inclusão social e construir uma democracia participativa onde cada cidadão e cidadã possa ser sujeito de sua própria história.
É necessário, portanto, aos homens públicos, assumir com responsabilidade, determinação e coragem a defesa dos interesses maiores do povo que os escolheu.
É preciso trabalhar diuturnamente quando trata-se da prevalência do bem estar social dos menos favorecidos, pois compreendemos que são as sementes lançadas hoje que germinarão amanhã.
Portanto, arceburguenses, a emancipação político-administrativa é digna de todas as homenagens que fazemos nesta semana, e de discursos carregados de orgulho de nosso passado, mas vale para lembrar que, infinitamente mais importante é a construção do futuro que pesa sobre nossos ombros.
Digo com toda sinceridade, olhando nos olhos de vocês, que essa responsabilidade de construir um futuro melhor nós assumimos a cada instante no governo municipal desde 2005 e trabalharemos com esse objetivo até o último dia de nosso mandato, junto de lideranças políticas que prezam pelo bem de nossa cidade.
Senhores vereadores, povo de Arceburgo, é urgente a tarefa de somar forças para que nosso querido município continue sendo um sonho em construção, pois só assim seremos uma comunidade emancipada orgulhosa de si mesma.
Parabéns à nossa cidade pela data festiva e meus sinceros votos de que possamos todos, unidos, continuar com determinação a luta em pról de um Arceburgo mais justo, mais humano e mais desenvolvido.
Muito Obrigado e um grande abraço a todos!"