Publicado em 23/06/2017 - regiao - Da Redação
Na noite da terça-feira (20), aconteceu na Câmara de Vereadores de Guaranésia a Audiência Pública que debateu sobre a coleta e destinação final dos resíduos sólidos urbanos de Guaranésia: PROBLEMAS E SOLUÇÕES; objetivando apresentar à comunidade a atual situação do aterro controlado da cidade, a problemática da coleta de lixo e as leis que regem este sistema.
Fazendo a abertura da Audiência Pública, o prefeito Laércio salientou sua preocupação com a temática e que vem trabalhando para encontrar soluções, pois entende que uma coleta e destinação corretas do lixo do município implicam em questão de saúde num todo. Destacou a emblemática criada quando foi aventada nas redes sociais a possibilidade de que a cidade pudesse receber os resíduos sólidos de outras localidades, fato que não correspondia à realidade, pois como uma pessoa ligada à saúde via com preocupação esta questão e que não queria ter este legado teoricamente negativo dentro de seu governo, entendendo ainda que poderiam ser encontradas outras soluções tanto para a coleta como para a destinação final do lixo produzido diariamente, soluções estas que poderiam vir de encontro ao anseio popular.
Laércio destacou ainda a importância daquela Audiência Pública, pois era um lema de campanha a participação popular na tomada de decisões e que aquela reunião dava a devida transparência e oportunidade de participação popular, condições necessárias para um governo participativo, onde o povo e seus representantes têm vez e voz ativa.
“Tenho uma grande preocupação com esta questão, antes mesmo de assumir o cargo de prefeito e entendo que se faz necessária uma solução que atenda aos anseios do povo e seja viável econômica e ambientalmente para a cidade. Estamos por definir a terceirização da coleta do nosso lixo e dar uma destinação final fora da cidade, pois constatamos a crítica situação do aterro existente, situação esta que advém há vários anos. Estamos já tomando a iniciativa de formalizar um edital que direcione a terceirização e destinação final dos resíduos, isto com base em dados de custos de captação, destinação e manutenção de um aterro sanitário, por que queremos mostrar que temos esta responsabilidade. Acredito muito na participação do povo, e esta Audiência Pública que trata de um tema tão importante para a nossa cidade é um exemplo de como estamos dando espaço e criando oportunidades para que as pessoas se manifestem, pois com insistência cobro de meu Secretariado e Assessores este perfil, que ouçam o povo, pois é muito fácil e politicamente justo, agir com atenção ao que o povo manifesta, principalmente quando esta questão afeta a vida de toda nossa comunidade no seu dia-a-dia. Acredito que a população aqui representada saberá decidir pela escolha mais justa e correta para com nosso município. Se acertamos, iremos acertar juntos, se errarmos, será também em conjunto. Temos que dividir esta responsabilidade. ”
Atendendo ao convite do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, explanou sobre a questão de resíduos sólidos (tipos de descarte e destinação final, resoluções, estáticas de produção de resíduos, etc) o Mestre em Tecnologias Ambientais e Biólogo José Guilherme Pascoal de Souza , sendo em seguida aberta a plenária para perguntas e colocações dos presentes, havendo a presença de alunos da E.E. Alice Autran Dourado e alunos da UNIFEG, de membros de entidades, sociedade civil, vereadores e ONGs.
Após a plenária, onde foram levantados diversos questionamentos sobre a coleta seletiva, educação ambiental nas escolas, estímulo à consciência ambiental, etc, foi colocado aos presentes o questionamento tema da Audiência Pública: Se eram favoráveis à terceirização da coleta e destinação final de resíduos sólidos do município de Guaranésia, ao que todos responderam sim: “Se for bom e mais viável e mais econômico, todos concordam”.