SUS terá mais integração entre dentistas e médicos para melhorar atendimento

Publicado em 02/03/2018 - regiao - Da Redação

SUS terá mais integração entre dentistas e médicos para melhorar atendimento

Cerca de 60 profissionais, dentistas e médicos da Atenção Básica, Especializada e Hospitalar se reuniram na tarde desta quarta, 28/02 em Poços de Caldas. O encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, foi promovido com o objetivo de integrar médicos e dentistas da rede municipal. “É uma oportunidade que criamos para apresentar os serviços de saúde bucal, os fluxos de acesso e as ações desenvolvidas”, explicou Cristiane Costa Silva, coordenadora da Saúde Bucal e organizadora do evento.

O encontro foi conduzido por diversos especialistas do município, que falaram sobre os diferentes tipos de serviços prestados pela Secretaria de Saúde, desde o pré-natal odontológico, como parte da Rede Cegonha, passando pelo trabalho de visita aos centros de educação infantil e de orientação nas escolas, o atendimento nos consultórios e a colocação de próteses, este último introduzido na Atenção Básica em 2017.

Em Poços, 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família possuem profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com 19 dentistas,  oito técnicos e três auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na Policlínica Central e na zona rural. Os atendimentos também incluem procedimentos de média e alta complexidade, realizados pelo CEO - Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa, respectivamente. “O serviço acompanha o paciente em todos os momentos, desde as crianças nas diversas fases de crescimento, depois a fase adulta e a terceira idade. Então é preciso conhecer o fluxo para entender também a necessidade deste paciente, que muda a cada momento”, disse a dentista Ana Paula Pugliesi Lima, que atende na UBS do Jardim Kennedy 2.


“É uma iniciativa muito boa essa integração dos setores, porque a multidisciplinariedade garante a busca de melhores resultados”, comentou o cirurgião bucomaxilofacial Aluísio Ruellas, que atende na Santa Casa, por meio de convênio com a Prefeitura. A médica de família e saúde da comunidade que atende na unidade do Parque Esperança 2, Ana Carolina Mignot Rocha também ressaltou a importância de encontros como o realizado. “A saúde bucal faz parte da Estratégia de Saúde da Família. Conhecer melhor o serviço significa poder encaminhar melhor o paciente dentro da nossa rede”, finalizou.

ascom