Técnicos do FNDE monitoram desenvolvimento de programa educacional em Poços de Caldas

Publicado em 25/05/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo César Silva recebeu, na tarde da quinta-feira (24), a visita de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vieram acompanhar o desenvolvimento do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O Programa Dinheiro Direto na Escola oferece assistência financeira às escolas públicas da educação básica. Os objetivos são a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho educacionais. Os recursos do programa são transferidos segundo o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao repasse.
Os técnicos Daêr José Vieira da Motta e David Lustosa estão no município desde a segunda-feira (21), visitando as unidades escolares que fazem parte do PDDE. “Estamos realizando o monitoramento e acompanhamento da execução do programa, tanto no aspecto financeiro, como no que está sendo feito. A visita não tem nenhum objetivo de fiscalização ou auditoria”, explica Motta.
Na sexta-feira (25), gestores de 20 municípios da região participarão de capacitação com os técnicos do FNDE, no pólo de Poços de Caldas. A responsável pelo programa na Secretaria Municipal de Educação, Eliza Maria Furtado Quinteiro, lembra que apenas 30 municípios receberão a capacitação e que Poços de Caldas foi uma das cidades contempladas. A capacitação será realizada no prédio da Autarquia Municipal de Ensino, na rua Corumbá (Jardim dos Estados), das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.

PDDE
Todas as escolas públicas do ensino básico, incluindo os centros de educação infantil, podem participar do Programa Dinheiro Direto na Escola. O cadastramento deve ser feito via internet. Os recursos são repassados diretamente para as unidades escolares, uma vez por ano. O valor é calculado com base no número de alunos matriculados na escola, segundo o Censo Escolar do ano anterior.
Em Poços de Caldas, 24 escolas e 38 centros de educação infantil já estão inseridos no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Para 2012, mais duas unidades vão passar a receber recursos do programa: a Escola Mamud Assan, recém municipalizada, e a creche Catavento, inaugurada recentemente.
O dinheiro pode ser utilizado para a aquisição de material permanente, manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar, aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola, avaliação de aprendizagem, implementação de projeto pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais.
Segundo a auxiliar administrativo da Secretaria de Educação, as escolas podem usar os recursos também para programas de acessibilidade e para o desenvolvimento do programa Mais Educação, que oferece ensino em tempo integral.
“A avaliação do PDDE é super positiva. O trabalho está sendo bem conduzido, orientado e documentado”, destaca o técnico do FNDE, Daêr Motta. Ele também ressalta que não foram encontrados problemas ou irregularidades no desenvolvimento do programa em Poços de Caldas.