Tradição mantida: Carnaval de Guaxupé fez todo mundo mais feliz

Publicado em 23/02/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Quem chegasse em Guaxupé nos últimos 5 dias veria uma cidade de fato feliz. Por 5 dias milhares de pessoas simplesmente escolheram ser felizes, escolheram estar com os amigos, escolheram reunir a família toda e escolheram dar um colorido especial à festa pensada exatamente para isso, para fazer quem vive em Guaxupé, feliz.
Da noite de sexta-feira com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, Daniel Rodrigues, até a despedida da festa na madrugada de terça-feira, o que se viu na avenida foi o desfile da alegria, da confraternização, da democracia e do verdadeiro espirito guaxupeano que valoriza as tradições, gosta de estar em família e se entrega à felicidade. O carnaval abriu oficialmente, e em grande estilo, as comemorações do centenário. Este é um ano em que o passado se faz presente e que o futuro é construído com muitos sonhos e o mais sincero desejo de uma cidade que dê orgulho de se viver. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura promoveu um grande encontro e na apresentação da Reinado do Carnaval 2012, rainhas de outros carnavais foram convidadas a participar, (Cristiane (2004), Malena (2006), Naiara (2008-2009) e Rosimeri (2012), e fizeram do Momo, o Rei mais cortejado do carnaval. Uma vez declarado aberto o Carnaval 2012 a noite foi só diversão.
E teve opção para todos os gostos. Para quem gosta da tradição dos desfiles, Blocos e Escolas desfilaram histórias de Guaxupé e homenagearam a cidade, as ruas, as pessoas e celebraram a alegria de ser guaxupeano.
Para quem gosta de dançar aí mesmo que foi uma festa. No palco, artistas locais fizeram um grande show e surpreenderam o público com muito talento e muita animação.  Durante as cinco noites a Banda Centenário Axé tocou por horas sem perder a empolgação. Entre um desfile e outro e antes do trio começar a rodar, Juninho, Jaqueline e Nick se revezavam no palco cantando os maiores sucessos do axé, do funk, do sertanejo, do samba e do pagode, mostrando toda a versatilidade e domínio de palco. Os músicos foram um show a parte. Tom e Mucuta na percussão, João Paulo no contrabaixo, Cristiano na guitarra, Rodrigo Pires no teclado e Pablo na bateria. A integração foi tão perfeita que nem parecia que a banda foi montada só para essa apresentação. Era comum ouvir as pessoas elogiando a banda e afirmando que esta foi a melhor ideia desse carnaval e era possível ver o orgulho das pessoas em descobrir tantos talentos da terra que só precisavam mesmo era de oportunidade e a oportunidade foi dada. Palco, som, iluminação e talento unidos na Banda Centenário Axé.
E para encerrar a noite, sábado, domingo, segunda e terça, nada como o som contagiante do trio elétrico. É meio mágico. Aos primeiros acordes da guitarra em cima do trio, o coração dispara e  mesmo quem não é axezeiro e micareteiro de carteirinha não consegue resistir e o corpo pula até mesmo sem querer. Guaxupé recebeu grandes bandas e o resultado não podia ser diferente: todo mundo atrás do trio. A banda Nosso Swing veio empolgada para a gravação do DVD e com certeza saiu feliz com o resultado. Só a avenida lotada acompanhando o vocalista na coreografia de “Sou Praieiro, sou guerreiro...” já valeu a noite e a gravação.
No domingo a Bamdamel, direto da Bahia, relembrou antigos e eternos sucessos de uma das mais tradicionais bandas de axé do país, com muita história e que não cansava de agradecer a honra de participar do carnaval dessa cidade também cheia de histórias que comemora seus 100 anos.
E na única segunda-feira do ano em que não há espaço para reclamação pelo começo da semana de trabalho, a Banda Movimento Axé se encarregou de garantir a segundona mais animada do século. E o público não deixou por menos e cantou, e dançou e pulou e deu um show a parte.
Na terça, Banda Oxi encerrou o carnaval em grande estilo e se alguém acha que depois de 4 noites de muita farra ia faltar gás não poderia estar mais enganado. Todo mundo fez questão de aproveitar até o final o carnaval do centenário.
Mais uma vez o carnaval de guaxupé trouxe para a rua famílias inteiras com crianças, pai, mãe, primos, gente nova, gente não mais tão nova, pouco importa. Com segurança, comodidade e uma estrutura muito bem montada, cada centavo investido valeu a pena. O carnaval planejado e pensado em cada detalhe para ser a grande festa do guaxupeano também recebeu muitos turistas que se divertiram na cidade e se surpreenderam com a tranquilidade e segurança da festa. Empregos foram gerados, oportunidades para a renda extra dos ambulantes, toda a cadeia produtiva foi beneficiada.
Segundo a avaliação do prefeito Roberto Luciano, não há como olhar para tudo que aconteceu nesses dias e não ficar orgulhoso e satisfeito: “O carnaval foi de fato um sucesso. O investimento valeu a pena. Tivemos o cuidado de mais uma vez proporcionar uma festa segura, com conforto e qualidade para a nossa cidade. Foi uma alegria ver o sucesso da banda Centenário Axé, mais uma vez apostamos e demos condições de trabalho para os músicos locais que provaram a qualidade do trabalho deles. Trouxemos grandes bandas para os trios, mantivemos a tradição dos desfiles. Foi o melhor início para as comemorações do centenário e tenho que agradecer à população que entendeu e apoiou a proposta de mais uma vez fazermos uma festa popular, para todos. Foi bonito de ver a avenida tomada pelo povo. Só posso dizer que valeu a pena”.
E olhando a avenida lotada de gente aproveitando o carnaval, não há dúvidas: “nossa tradição é ser feliz.”

Boa estrutura e segurança garantiram a tranquilidade no carnaval de Guaxupé - O melhor da festa é não ter que se preocupar com nada, porque alguém já se preocupou e cuidou de todos os detalhes. Foi com essa filosofia que a Prefeitura de Guaxupé trabalho no mínimo nos últimos 3 meses para poder oferecer à população um grande carnaval.
À frente de tudo o trabalho da equipe da Secretaria de Cultura que contou com o apoio e o trabalho dedicado de centenas de servidores das demais secretarias: Obras, Saúde, Administração, Jurídico,Governo e Planejamento, Finanças, enfim, um grande evento que envolveu um grande número de colaboradores.
O carnaval de Guaxupé, desde que foi resgatado em 2009, prima especialmente pela segurança. Neste ano, mais de 80 seguranças privados estiveram presentes na avenida , chegando a 100 seguranças no domingo. Ao lado do efetivo da polícia, os seguranças garantiram que a brincadeira fosse saudável e a presença de pais com filhos no colo são a prova de que o trabalho rendeu os frutos esperados. O trabalho foi especialmente preventivo e de orientação, evitando problemas que pudessem estragar a noite dos foliões. A brigada de incêndio esteve à postos todos os dias na avenida. Duas ambulâncias estiveram de plantão na Avenida Conde Ribeiro do Valle e puderam prestar atendimento imediato quando necessário. Uma equipe da Secretaria de Saúde esteve presente também realizando o importante trabalho de conscientização das doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo preservativos. O chamado trabalho de “formiguinhas”, mas que aos poucos vai conscientizando todo mundo que quando o assunto é saúde, não dá pra brincar.
Neste ano a prefeitura investiu na melhoria da iluminação da avenida para dar mais destaque às Escolas e Blocos e acabou dando um colorido especial. A avenida bem iluminada e tomada de foliões foi bonito de se ver. O carro de som que acompanhou e deu o apoio aos desfiles recebeu muitos elogios pela qualidade e seriedade da equipe. Banheiros químicos, ruas interditadas com gradil e seguranças evitando qualquer entrada de veículos na avenida durante a noite, 4 tendas que foram um ótimo abrigo para os momentos que a chuva caiu e também um espaço tranquilo para os pais brincarem o carnaval com os filhos pequenos.
O palco equipado com luz e som de alta qualidade garantiram as melhores condições para que os músicos da banda Centenário Axé se preocupassem apenas em fazer o que sabem de melhor: tocar, cantar e empolgar os foliões.
O trio elétrico não deixou nada a desejar, com equipamentos de ponta de luz e som e uma boa estrutura de camarins ofereceu conforto e excelentes condições de trabalho para todas as bandas recebidas na cidade.
São 3 anos de um carnaval que dá certo e que a cada ano vem aprimorando o formato e garantindo um carnaval popular, festivo, mas muito tranquilo para ser aproveitado sem maiores preocupações.