Publicado em 12/02/2015 - regiao - Da Redação
Faltando poucas horas para o início do Carnaval 2015, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé reuniu-se com membros da equipe de segurança e imprensa local para passar, definitivamente, toda a estrutura do evento. A reunião aconteceu no Teatro Municipal “Arlete Souza Mendes” na manhã de quarta-feira. Na ocasião foram apresentados ainda o rei, rainha e princesa desta edição do carnaval.
Em 2015 o Carnaval de Guaxupé consagrou-se o maior carnaval gratuito do Sul de Minas pelo portal UOL. Recebendo foliões guaxupeanos e de todo o Brasil, o evento tem a maior grade de programação artística cultural. Para este ano, a grande novidade serão novos blocos nas ruas, além de uma estrutura de palco jamais vista em carnavais no município. Tudo preparado com bastante entusiasmo e dedicação da equipe: “Cada ano que passa é preciso inovar. Este ano apostamos nos blocos, alguns com 50, outros com 200 e chegando a bloco com até 600 membros, como é o caso do bloco O Sistema. Queremos mostrar a estas pessoas que Guaxupé tem estrutura suficiente e é capaz de realizar um carnaval para que todos possam descer para a avenida e curtir, sem a necessidade de se deslocar a outras cidades”, comentou Marcos Buléd, secretário de cultura.
Segundo o secretário, não há fórmula mágica e nem mesmo gastos exorbitantes para se fazer um bom carnaval. É preciso somente planejamento e dentro do orçamento, trazer aqueles shows que a população quer: “Quantos tem vontade de assistir um show do Sambô ou Inimigos da HP e não tem condições financeiras de comprar um ingresso de um evento fechado?” questionou Buléd que continuou: “É exatamente por isso que ouvimos a população, analisamos nosso orçamento e procuramos trazer o que o povo pede. Nosso intuito é fazer um bom carnaval, agradando a todos, desde a criança até o vovô. O carnaval de nossa cidade é assim, shows de qualidade e gratuitos na praça”.
O ponto alto da festa do momo deverá ser quando dos shows de Inimigos da HP, Sambô e Bruninho e Davi. Além destes, artistas da cidade se apresentarão: “No ano passado tive a oportunidade de me apresentar no carnaval de Guaxupé e agora estou de volta. Sem dúvida isso é valorizar nos, artistas guaxupeanos. Para mim, tocar no mesmo palco que Inimigos da HP será um privilégio. Agradeço o Conselho Municipal de Cultura, a Secretaria de Cultura e o Governo de Guaxupé por nos apoiar e incentivar”, disse Maurício Farah que fará a abertura do evento nesta sexta-feira às 22 horas.
Mas o carnaval não se resume em shows. Bastante animadas estão as escolas de samba que prometem levar a beleza da mulher brasileira, a batida dos tambores e tamborins, a simpatia do mestre sala e porta bandeira e muito glamour para a Conde Ribeiro do Valle: “Ensaiamos, nos dedicamos. São dias e dias costurando, preparando as fantasias e os adereços. Vamos levar o carnaval para a avenida, levar a maior festa popular brasileira a cada folião”, disse Cassiano Silva que além de diretor de Cultura, é fundador da Escola de Samba Fênix.
“Carnaval é cultura. Chegar na avenida com minha família e encontrar tantas outras, crianças com os pais, os avós, a alegria no rosto de cada pessoa é sem dúvida o que queremos. Faço questão de ter em nosso evento as marchinhas no coreto. Isso é resgatar história e a cultura do nosso povo brasileiro. Por isso, preparamos tudo com muito carinho e respeito com o dinheiro púbico, centavo por centavo. Basta as pessoas virem e participarem, com paz e alegria no coração”, finalizou o prefeito Jarbinhas.
FONTE: ASCOM / PREFEITURA