Turismo em Cena conta história de Poços aos sábados

Publicado em 03/07/2018 - regiao - Da Redação

Turismo em Cena conta história de Poços aos sábados

Uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou, no último sábado, 30, uma nova forma de contar a história da cidade, aliando turismo e artes. O projeto Turismo em Cena trouxe de volta um grande marco histórico de Poços de Caldas: a visita do Imperador Dom Pedro II à cidade, para a inauguração do ramal da estrada de ferro Mogiana. Durante o mês de julho, todos os sábados, alternam-se os dois roteiros previstos no projeto: O Caminho do Imperador e a rota Ares, Águas e Lugares. Ambos com saída às 10h, da antiga estação de Ferro Mogiana/Fepasa.

Cerca de 50 pessoas acompanharam o primeiro roteiro do projeto , o Caminho do Imperador. Cinco atores encarnam os personagens Dona Juju, barão do Campo Mìstico e esposa, o Imperador e a imperatriz d. Tereza Cristina. O roteiro tem início na estação ferroviária, local onde toda a cidade recepcionou a comitiva real em 1886, na então Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, que possuía cerca de 200 casas, cinco hotéis e uma capela.

De lá, a comitiva seguiu pela rua Junqueiras e a primeira parada foi em frenta ao parquinho infantil Darcy Vargas, local que abrigava o Hotel da Empresa, um dos primeiros estabelecimentos hoteleiros da cidade e que abrigou a comitiva real. O passeio seguiu até a igreja de Santo Antonio da Cana Verde, localizada na rua São Paulo, seguiu pela principal rua da cidade, a Assis Figueiredo, chamando a atenção dos moradores e turistas, até a Praça dos Macacos, que posteriormente recebeu o nome do imperador como forma de homenagem. O final do passeio aconteceu na cascatinha, onde, em 1886, realizou-se o único registro fotográfico da visita do imperador.

 O roteiro foi acompanhado pelo prefeito Sérgio Azevedo e esposa, pelo secretário de Turismo Ricardo Oliveira e equipe, além de turistas e moradores. "É uma iniciativa muito importante para a cidade, uma das novidades que estamos implantando em Poços, sugestão do próprio prefeito, que participou de uma encenação nestes moldes durante sua visita a Portugal para inserção de Poços na Rota Termal Europeia. Tivemos este primeiro roteiro, em caráter experimental e o resultado foi muito bom! Iremos agora fazer uma avaliação junto à minha equipe e aos atores, para que possamos aprimorar o passeio", informa o secretário de Turismo.

Roteiros

O projeto Turismo em Cena conta com os roteiros Caminho do Imperador e Ares, Águas e Lugares.

O “Caminho do Imperador – Com o pé na história”, tem percurso de 2,2 km, sendo o trecho final até a Cascatinha, percorrido de microonibus. A Companhia Teatral Máscaras Vivas é a responsável por levar o público a uma viagem no tempo, mais especificamente para 1886, quando Dom Pedro 2º visitou a cidade. O Caminho do Imperador destaca os principais locais onde a comitiva real esteve quando a então Vila de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas possuía cerca de duzentas casas, cinco hotéis e uma capela.

No próximo sábado, 7 de julho, é a vez da rota “Ares, Águas e Lugares”, que tem como foco as águas termais, responsáveis pelo surgimento e desenvolvimento da cidade. Este passeio tem 1,1 km e será conduzido pela Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro, percorrendo o Parque José Affonso Junqueira e as fachadas dos edifícios históricos que compõem o conjunto. Com o tema “Histórias, causos e lendas”, os personagens narrarão fatos de épocas distintas do termalismo local, além de abordar lendas que também se relacionam com o legado cultural de Poços de Caldas. A saída também será também às 10h, na Fepasa.

“Caminho do Imperador – Com o pé na história” vai acontecer também nos dias 14 e 28 de julho, sempre às 10h, partindo da Estação Mogiana/Fepasa. O percurso tem 2,2 km. O caminho “Ares, Águas e Lugares – Histórias, causos e lendas” volta a acontecer em 21 de julho, com saídas no mesmo horário e local. Mais informações sobre os passeios podem ser obtidas pelo telefone 3697-2306.