UBS Dom Bosco II de Poços oferece sessões de auriculoterapia a pacientes

Publicado em 05/01/2018 - regiao - Da Redação

UBS Dom Bosco II de Poços oferece sessões de auriculoterapia a pacientes

Um tratamento alternativo, capaz de aliviar dores, trazer melhoras físicas e mentais e promover a redução do uso de medicamentos: a auriculoterapia, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, Sistema Único de Saúde e está disponível para os pacientes de Poços. “Estas iniciativas são fundamentais, porque a Atenção Básica é muito mais do que o atendimento médico em consultório. São diversas medidas que geram integração, bem estar, qualidade de vida, prevenção e promoção de saúde. Tudo isso faz o paciente se sentir acolhido e isso o aproxima dos nossos serviços. Todos os servidores que trabalham com este objetivo, seguindo este preceito da Atenção Básica, merecem parabéns e têm todo o nosso apoio”, disse o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

Na Unidade Básica de Saúde Dom Bosco II, toda sexta a tarde tem sessão de auriculoterapia. Cerca de 20 pacientes já receberam a terapia e atualmente 12, participam do grupo. “As indicações são para pacientes com dores crônicas, fibromialgia, ansiedade e depressão, ou seja, com questões físicas ou mentais envolvidas”, explicou o médico Pedro Henrique Ribeiro Alves, que para poder oferecer o atendimento, fez um curso online e com encontro presencial, oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina.
As sessões semanais incluem conversas sobre saúde com a equipe de Estratégia de Saúde da Família e muita interação entre os pacientes. A aplicação de auriculoterapia, trabalha com a reflexologia da orelha, em pontos que variam de acordo com a necessidade de cada paciente. As orelhas são revezadas a cada sessão, quando a aplicação da semana anterior é retirada e uma nova é feita. O material utilizado para as aplicações é a semente de mostarda, que tem baixo custo. “No início eu fiquei surpreso com os resultados e com a rápida resposta dos pacientes. Muitos que sofriam de dores crônicas até diminuíram o uso de medicamentos. Uma paciente com caso grave de depressão que nem vinha ao posto, passou a vir, a participar de todos os grupos e é muito bom ver esta melhora nas pessoas”, disse Pedro.
Para ter acesso ao atendimento de auriculoterapia, os moradores da área de cobertura da UBS Dom Bosco II devem ir até o posto para deixar o nome na fila de espera. Na medida em que os pacientes em tratamento recebem alta médica, novos pacientes são avaliados e incluídos no grupo. A UBS Dom Bosco II fica na Avenida Coronel Virgílio Silva, 2283. Em Poços, a UBS Santa Rosália também oferece a auriculoterapia. A unidade fica na Rua Doutor Antenor Damini, 233. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h.

ascom