UBS em Poços promovem atividades especiais para aproximar a comunidade

Publicado em 02/08/2017 - regiao - Da Redação

UBS em Poços promovem atividades especiais para aproximar a comunidade

Comidas típicas, forró, quadrilha e muita animação em uma tarde linda de sol. Assim foi a festa julina realizada na última sexta-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde da Regional Leste, que compreende equipes de ESF - Estratégia de Saúde da Família dos bairros Chácara Alvorada, Estância São José e Philadelphia, em Poços de Caldas. "Nossa Unidade é tripla e os funcionários das três equipes se uniram com muito carinho e dedicação para a realização dessa festa e tivemos também a ajuda e a parceria do NASF - Núcleo de Apoio de Saúde da Família", contou Aline Loures, enfermeira da Regional Leste. 

A iniciativa nesta época do ano já é considerada uma tradição na Unidade. "A ESF se apresenta como uma nova maneira de "fazer saúde". É importante estimular a participação popular nas ações de lazer e recreação e desta forma, contribuir para a promoção da saúde, por meio do bem estar físico e mental. Estas ações estimulam o convívio social, garantindo o fortalecimento de vínculo entre a equipe e a comunidade. A união de todos contribui para melhor qualidade de vida da população", afirmou Aline.
"Adorei, foi uma maravilha, tudo muito animado e organizado. Me diverti, me encontrei e conversei com as pessoas, isso faz bem pra gente, estão de parabéns", disse Maria Francisca dos Santos, 59, uma das participantes da festa.
Outra paciente, Izabel Alves Oliveira, 68, também aproveitou a tarde diferente na Regional Leste. "Estava tudo muito bom, muito gostoso. Sempre estou na Unidade, participo da ginástica e da atividade de pintura, toda semana. Antes disso, aprendi a fazer cachecol na aula de crochê. A equipe é muito boa, muito animada e o atendimento é excelente, estão todos de parabéns", elogiou Izabel.
Em outras unidades, como Dom Bosco 2, Esperança e Santa Rosália/Santana, festas semelhantes também foram realizadas, nos meses de junho e julho.
Das 36 UBSs, Unidades Básicas de Saúde de Poços, 33 são de ESF – Estratégia de Saúde da Família, que tem por objetivo este trabalho de aproximação dos serviços prestados com a população. "Cada unidade é livre para desenvolver a sua programação. Geralmente, temos atividades nestes meses de junho e julho, no Dia das Crianças e também na época do Natal. É muito importante porque a Unidade de Saúde não é um local para ser procurado somente quando o paciente está doente, mas se torna uma referência na comunidade e isso é fundamental para a promoção de saúde", explicou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica.
Segundo o secretário de Saúde Carlos Mosconi, "este trabalho é fundamental, porque as Unidades de Atenção Básica estão preparadas para atender até 80% da demanda de saúde. Quando o paciente se sente próximo desta equipe, acolhido, ele vai procurar auxílio destes profissionais, nesta Unidade que fica perto da casa dele, o que dá mais conforto também. A criação deste vínculo, ajuda inclusive, na promoção de saúde e na prevenção", disse Mosconi.