Um novo guaxupeano passa a habitar o Parque da Mogiana

Publicado em 05/06/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Um lindo presente para a cidade marcou a tarde do aniversário de cem anos de Guaxupé. No dia 1º, prefeito, vereadores, secretários, artistas, imprensa e população se reuniram para conhecer o monumento que homenageia o centenário da cidade. Os olhares mais atentos já andavam curiosos para saber o que a lona escondia na entrada do Parque da Mogiana nos últimos dias.  E a vista de todos, ao som de uma bateria de fogos, se revelou uma bela obra de arte criada para homenagear todos os guaxupeanos. Encomendada pela Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria de Governo e Planejamento, o monumento foi criado pelo artista plástico Zê Vasconcellos que estava visivelmente emocionado durante a inauguração. O artista revelou que muito embora suas obras já tenham ganhado o país, tinha um grande desejo de ver uma  de suas criações em sua terra natal. E, realmente, a escultura de mais de três metros, feita em aço inox, foi encantando o público na medida em que ia revelando um homem alçando aos céus o número 100.
Sobre a obra, Vasconcellos esclareceu: representa os guaxupenos que com suas mãos construíram o século de história da cidade. O homem tem raízes, representando o guaxupeano que onde quer que vá não esquece de sua terra e se orgulha dela. A base foi feita com dormentes da Mogiana, um dos primeiros sinais de progresso da terra. Também possui em sua estrutura pedaços de ferramentas homenageando os trabalhadores. Ligações com o coração mostram a energia retirada do solo. O numeral cem é estilizado a partir de favos de mel remetendo a simbologia da terra das abelhas.
Batizada de “Guaxupé, construída para as alturas”, a escultura recebeu atenção especial da Prefeitura assim como toda a praça de entrada da Mogiana. Com a praça revitalizada o monumento foi voltado para o lado da cidade que mais cresce e recebeu placa de registro especialmente pintada pela artista plástica Léa Cury.
O belo presente de aniversário foi comemorado pelos guaxupeansos que durante os dias que se seguiram fotografaram o novo morador da Mogiana de todos os ângulos. A criatividade da cidade chegou à internet e no mesmo dia da Inauguração a escultura já tinha um perfil no Facebook.
Assim ficou registrada a homenagem da Prefeitura e da Secretaria de Governo e Planejamento a todos os guaxupeanos, anônimos ou não, que ajudaram a construir o centenário da cidade e também a homenagem a mais um artista guaxupeno. Que seja verdadeiramente mais um símbolo dessa cidade construída com destino certo: as alturas!