Universidade Federal de Alfenas abre as portas à AMOG

Publicado em 11/07/2011 e atualizado em 11/07/2011 - regiao -

Na última semana, o prefeito de Juruaia e presidente da AMOG, Álvaro Mariano Júnior, manteve reunião com o Reitor da UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva. Os contatos foram viabilizados pelo diretor deste semanário, juntamente com a Profa. Helena Lúcia Elias Riboli. Comentando a respeito, Alvinho valorizou a atuação do diretor deste semanário, Vagner Alves, na intermediação dos contatos com a UNIFAL. Elogiou também a professora muzambinhense Helena Lúcia. Em seguida, afirmou que o contato com o Reitor da UNIFAL foi uma grande oportunidade no sentido de mostrar a importância da Micro Região da AMOG. Assim, vislumbrando a expansão de cursos da universidade também para atender os municípios. O Reitor se mostrou aberto em firmar parcerias que visam melhorar a capacitação dos professores da região. Alvinho elogiou a estrutura da UNIFAL em Alfenas e a receptividade pelo Reitor Paulo Márcio. Assim, confirmando o interesse de descentralização, abertura da universidade e de grande aproximação com a AMOG. Atualmente, a UNIFAL oferece 23 cursos, sendo que este número deverá chegar em breve a 32. “Estamos abrindo as portas da AMOG e o Reitor abrindo as portas da universidade”, disse Alvinho.


REUNIÃO NA AMOG – Um encontro do Reitor da UNIFAL com prefeitos da região foi agendado durante o contato mantido em Alfenas. A reunião aconteceu no dia 05/07, terça-feira, quando o Reitor Paulo Márcio foi recebido por prefeitos na sede de AMOG – Associação dos Municípios da Micro Região da Baixa Mogiana, em Guaxupé.
Falando á nossa reportagem, o Reitor afirmou que foi um momento muito importante para a universidade e cidades do Sul de Minas. Confessou sua satisfação por estar pela primeira vez na AMOG, interagindo com os prefeitos da região. Até porque o Sul de Minas é conhecidamente muito próspera e precisa ter todo apoio para o desenvolvimento e formação dos jovens para o mercado de trabalho.
O Reitor da UNIFAL elogiou a abertura do presidente da AMOG, prefeito Álvaro Mariano Júnior (Juruaia), com o encontro promovido pela Profa. Helena Lúcia. Com isso, o posicionamento da universidade é exatamente se colocar à disposição da região sul mineira, especialmente dos municípios da Micro Região da AMOG. O objetivo é que a universidade possa atender às demandas específicas.
O Prof. Paulo Márcio comentou que este é um momento muito positivo para as universidades, pois através de investimentos e programas de expansão o governo federal permitiu um crescimento bastante significativo. Hoje, as universidades tem condições de ir até os próprios municípios, mantendo os contatos necessários e buscando uma maior interação. Assim, possibilitando novas parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento dos municípios e da própria região sul mineira.
O Reitor acrescentou que a UNIFAL tem procurado a expansão em diversas áreas, visto que atuava somente no setor de saúde. Hoje, oferece cursos de licenciaturas, com 09 cursos já implantados. “A educação somente se desenvolve de forma satisfatória se tiver bons professores. Então, a universidade tem assumido este compromisso social de interferir e formar professores para o ensino fundamental e médio, exatamente onde a educação fará o maior diferencial para o país. Com uma população bem informada, certamente teremos trabalhadores mais qualificados, contribuindo para o desenvolvimento de todo o país”, disse.
A liderança educacional revelou que a UNIFAL saiu de cerca de 1300 alunos e hoje atende aproximadamente 5000 alunos. A expectativa é que já no próximo ano atinja a marca de 7000 alunos na região. A universidade também passou a atuar em municípios como Poços de Caldas e Varginha. O número de professores subiu de 120 para mais de 350, sendo que o objetivo é atingir a marca de 450 professores no final do próximo ano. Este fato favoreceu o acesso ao ensino público de muitos alunos dos municípios da região, com vários cursos e muitas vagas ofertadas. Isto ocorre, não só no ensino presencial, como também no ensino à distância. Neste contexto, existe uma parceria com a Universidade Aberta do Brasil em Alterosa. “O caminho esta aberto para que outras parcerias possam ser firmadas”, avisou.
O Reitor também informou que a UNIFAL pode firmar parceria com os municípios, analisando a demanda, passando então a ofertar programas de capacitação para os servidores municipais. Tanto na forma presencial em Alfenas ou através de cursos à distância nos próprios municípios. A implantação de novos cursos leva em conta a vocação econômica e cultural de cada município, política local e outros aspectos. Isto para que atenda a demanda da universidade e, principalmente, da comunidade a ser beneficiada. Por fim, o principal objetivo é manter o ensino público gratuito e de qualidade, que tem sido a marca da EFOA/UNIFAL há 97 anos.

 

 

EM ALFENAS - No dia 01/07, o presidente da AMOG e prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior, foi recebido pelo Reitor da UNIFAL, Prof. Paulo Márcio, quando convidou pessoalmente o Reitor para o encontro na sede da associação. Vale frisar a importância da professora muzambinhense Helena Lúcia Elias Riboli, intermediando o encontro, que contou com a colaboração do diretor deste semanário, Vagner Alves.