Publicado em 20/04/2015 - regiao - Da Redação
De 24 a 26 de abril, será realizado no Ginásio Poliesportivo de Guaxupé, o 2º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares. Estima-se que 1800 leigos participarão do encontro, que contará novamente com a presença do padre Luiz Mosconi, idealizador das SMP. As 86 paróquias da Diocese de Guaxupé estarão representadas no evento com 20 missionários cada comunidade, além de todo clero e seminaristas.
A primeira edição do Retiro aconteceu no final do mês de agosto de 2014 e ficou registrada no coração de cada missionário os momentos de aprendizado, partilha e intimidade com Deus, por meio das formações coordenadas pelo padre Mosconi, considerado o ‘papa’ das missões populares. Esta metodologia foi implantada em mais de 50 dioceses do Brasil, América Latina e, mais recentemente, até na Europa. Este é o motivo do convite pelo bispo da Diocese de Guaxupé, dom José Lanza Neto, para assessorar todo o processo de implantação das SMP nesta região eclesiástica.
Todo o conteúdo do retiro será baseado nos livros, que já acompanham os missionários no processo de conhecimento e formação das SMP. Para a estrutura do 2º Retiro, cerca de 300 pessoas trabalharão como voluntárias nas equipes de serviço, como refeições, cafés, apoio e organização. Dentro desse quadro, há uma equipe central com nove pessoas, além de 40 leigos e seminaristas que darão assistência durante as atividades do encontro. As paróquias da cidade de Guaxupé estão envolvidas também na montagem de toda estrutura no ginásio.
Novamente, a Pastoral da Comunicação estará presente com uma equipe de aproximadamente 20 pessoas responsáveis por transmitir todo o evento. Quem não estiver no retiro poderá acompanhar toda a programação pela Web TV e Web Rádio da Catedral, Rádio da Família, site e redes sociais oficiais da Diocese de Guaxupé, entre outros meios de comunicação.
A Diocese de Guaxupé acolherá também nesse encontro um padre e um casal da Diocese de Jundiaí (SP), que virão buscar informações para que as SMP sejam também realizadas naquela realidade.
SANTAS MISSÕES POPULARES e O Centenário
Desde o início de 2014, todas as paróquias da Diocese de Guaxupé estão envolvidas nas atividades comemorativas pelos 100 anos de criação (1916 -2016), sobretudo, através das Santas Missões Populares. Trata-se de uma grande mobilização de evangelização. O projeto atingirá as cidades da região, com os missionários leigos que percorrerão ruas, casas, praças e entidades, anunciando Jesus Cristo. Representantes de todas as paróquias estão recebendo formações constantes para atuar nas missões.
Outras ações estão programadas para marcar as comemorações do centenário, entre elas a produção de uma revista histórica com os principais fatos ocorridos na diocese ao longo destes 100 anos, além do lançamento de bandeiras comemorativas e atrações especiais em 2016.
Em fevereiro desse ano, houve a Missa Solene em comemoração aos 99 anos da diocese. Na ocasião, teve início a Peregrinação da imagem de Nossa Senhora das Dores. A padroeira da Diocese de Guaxupé está passando por todas as paróquias da diocese e visitará também órgãos públicos da cidade episcopal de Guaxupé. A peregrinação será encerrada em 31 de janeiro de 2016, data em que acontecerá a celebração dos 100 anos.
Credenciamento
Na sexta-feira, dia 24, o credenciamento será aberto às 18h e as atividades do Retiro terão início às 19 horas. O Ginásio de Guaxupé está localizado à rua Horácio Ferreira Lopes, 960, no bairro Parque das Orquídeas. A programação será encerrada no domingo, às 13 horas, com almoço.
PADRE HENRIQUE NEVESTON - COORDENADOR DIOCESANO DE PASTORAL