Publicado em 12/03/2017 e atualizado em 12/03/2017 - regiao - Da Redação
Durante a reunião do Legislativo de Monte Belo, o vereador Ricardo Ribeiro do Prado (PT do B) relatou sua participação em movimento e grupo de defesa ambiental, sendo o SOS Rio Muzambo. Informou que será lançado um panfleto falando sobre a bacia do Rio Muzambo e defendeu a participação e envolvimento de todos nas causas ambientais.
Em seguida, Ricardo revelou e lamentou a ocorrência de crime ambiental há duas semanas no bairro rural Trompowsky, no município de Monte Belo. Segundo tomou conhecimento, um cidadão vendeu a parte do lado de um rancho e muitas árvores foram cortadas no local, formando uma verdadeira rua, inclusive com colocação de dez caminhões de cascalho. Falta apenas acabar de fazer o corte de árvores ao redor do rio para a colocação de equipamentos para a extração de areia. O vereador contou que o ato foi praticado por um cidadão de Muzambinho, sem citar seu nome, cogitando o fato do mesmo ter conseguido autorização junto à administração do município, atual ou anterior.
CASO DE POLÍCIA
Ricardo informou que foi apresentada denúncia junto ao Ministério Público e acionada a Polícia Florestal, que já esteve no município. “É um crime e vão pagar por isso”, disse o vereador. Também conclamou a população a denunciar o desmatamento. Reconhece a necessidade de retirada de areia, mas criticou a abertura de novas dragas. Também sugeriu a criação de uma forma de arrecadação de impostos devido à grande quantidade de areia retirada do município.