Publicado em 16/06/2014 - regiao - Da Redação
A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso realizou no final de maio, a solenidade de diplomação e posse dos vereadores mirins. A solenidade atende ao disposto na lei Municipal nº 4068 que dispõe sobre a criação do núcleo. Vinte estudantes da 7ª e 8ª séries foram selecionados para a participação do programa que terá duração de um ano. Após o compromisso e juramento foi anunciado que a primeira sessão aconteceria no dia 10 de junho.
O projeto de autoria do vereador presidente da Câmara, José Luiz Corrêa, é destinado aos alunos do Ensino Fundamental II do município e tem por objetivo promover a intera-ção entre a Câmara Municipal e os estudantes, além de demonstrar o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social e contribuir para a formação da cidadania dos estudantes. O intuito é promover o envolvimento de jovens na vida política municipal, por meio de reuniões mensais entre os estudantes e com assessoria de funcionários do Legislativo e acompanhamento dos vereadores. “Daqui alguns anos, vocês podem estar aqui substituindo a gente”, comentou o vereador Jerônimo Aparecido Silva.
Cada vereador entregou um certificado aos participantes do programa durante a diploma-ção. A secretária municipal de Educação, Márcia Regina Penha Pimenta foi convidada a participar da mesa dos trabalhos e também participou da entrega dos diplomas. Em seguida cada vereador mirim efetivo fez o juramento individual após a chamada nominal. Eles assumiram o compromisso de cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado do de Minas Gerais, a Lei Orgânica do Município de São Sebastião do Paraíso e o Regimento Interno da Câmara Municipal, observar as leis, desempenhar com retidão o mandato que me foi confiado e trabalhar pelo progresso do Município e pelo bem-estar do povo. A resposta foi “assim o prometo”.
Cada aluno terá um vereador como padrinho, a fim de obter dele auxílio durante o mandato que se iniciou no dia 22 de maio e vai até abril de 2015. Os Vereadores Mirins titulares deverão manter contato com seus padrinhos, levando até eles sugestões e necessidades de seus bairros e escolas para que sejam tomadas as providências necessárias. Dois vereadores mirins suplentes não compareceram à diplomação.
Dez escolas paraisenses que possuem de Ensino Fundamental estão participando do projeto, sendo que os próprios estudantes indicaram seus representantes após eleições realizadas nas escolas. O mais votado foi eleito vereador mirim titular e o segundo mais votado, suplente. Todos foram diplomados na noite de quinta-feira, mas apenas os titulares tomaram posse. A primeira reunião da 1ª Câmara Mirim de São Sebastião do Paraíso foi agendada para 10 de junho, terça-feira, às 14h e seguirá sendo realizada na segunda terça de cada mês, sempre no mesmo horário e na sede do Legislativo.
Segue abaixo alista das escolas participantes do projeto Vereador Mirim e os nomes dos estudantes eleios, sendo que o primeiro é o titular e a seguir está o nome do suplente:
Câmara Mirim de São Sebastião do Paraíso
Escola Estadual Comendador João Alves de Figueiredo
Marcelly Aparecida Ferreira Sá (9º ano)
Gustavo Be Grece Batista (9º ano)
Escola Estadual Professora Inês Miranda Almeida
Gabriely Mariana Silva (9º ano)
Paulo César Cassimiro (8º ano)
Escola Estadual Coronel José Cândido
Iago Salomão de Souza (8º ano)
Anna Júlia Reliquias da Cunha (8º ano)
Escola Estadual Prof. Benedito Ferreira Calafiori
Matheus Silvestre Ramos de Souza (9º ano)
Geovana Aparecida Oliveira (9º ano)
Escola Estadual Paula Frassinetti
Luana Stéfani Teixeira Pinto (9º ano)
Bruno Luiz Pereira Silva (8º ano)
Escola Estadual Paraisense
Flaviane Cecília Carvalho Barbosa (9º ano)
Alyson Braghini Gonçalves Monteiro (9º ano)
Escola Estadual Ana Cândida de Figueiredo
Luiz Felipe da Silva ( 8º ano)
Beatriz de Paula Duarte (8ºano)
Colégio Galileu
Rafael Aparecido Soares (8º ano)
Gabriel Machado Araújo (8º ano)
Escola Estadual São João da Escócia
Larissa Flávia Silva Soares (8º ano)
Willian Aparecido dos Reis Marques (8º ano)
Escola Estadual Clóvis Salgado
Henrique de Souza Cunha (9º ano)
Larissa Fernanda Borba (9º ano)
Fonte: Roberto Nogueira (Jornal do Sudoeste)