Inauguradas 03 unidades do PSF em Muzambinho

Publicado em 06/08/2009 - saude -

947-31Nesta semana, a administração municipal de Muzambinho implantou 03 equipes do PSF – Programa Saúde da Família. Os detalhes desta importante conquista foram revelados à nossa reportagem pelos profissionais Walliderlan Carvalho e Mara Goulart Campedelli. Walliderlan é natural do Maranhão e está em Muzambinho há 13 anos. Depois de estudar na Escola Agrotécnica, ingressou no curso superior de Radiologia pela Unifenas e enfermagem no final do ano passado, com especialização em PSF. 947-30A enfermeira Mara atua na Santa Casa de Muzambinho, hospitais de Monte Belo e Guaxupé. Também é docente do curso de enfermagem do Campus Muzambinho do Instituto Federal Sul de Minas.
Por ser um programa oriundo do governo federal, deve haver o interesse do prefeito e do Secretário Municipal de Saúde para que seja implantado no município. Isto aconteceu em Muzambinho. Logo após a vitória nas urnas, o prefeito Sérgio Esquilo convidou os enfermeiros Walliderlan, Mara e Lucas Carvalho para atuarem na elaboração do projeto.
Portanto, o trabalho de implantação do PSF no município teve início no mês de outubro do ano passado. Os profissionais elaboraram um projeto de acordo com a Regional de Saúde em Alfenas. O projeto contou com todos os dados necessários como o diagnóstico da cidade e medidas preventivas que podem ser aplicadas.
Das 26 cidades da Regional de Saúde em Alfenas, apenas Muzambinho e outros dois municípios ainda não haviam aderido ao PSF. Além disso, o PACS existente em Muzambinho tem a deficiência de não disponibilizar o atendimento médico. Portanto, foi feita a remodelação deste programa para o PSF.
A demora na implantação do programa no município se deve ao seu trâmite. Da Regional de Saúde em Alfenas, o projeto foi encaminhado para Belo Horizonte, que por sua vez o destinou ao Ministério da Saúde para a devida aprovação. A partir de então, Muzambinho foi contemplada com 03 unidades. No entanto, vale ressaltar que o município tem possibilidade de programar um total de 08 equipes.

03 EQUIPES ATUANDO – O programa teve início no município há cerca de 20 dias com o recadastramento e atualização dos cadastros do PACS. Depois da formação das 03 equipes, houve a absorção dos agentes para o PSF. Atualmente, aproximadamente 10.000 pessoas serão atendidas pelo PSF. O restante da população continuará sendo atendida pelo PACS. Cada unidade/equipe é composta por 01 médico, 01 enfermeiro, 01 técnico ou auxiliar de enfermagem e 06 agentes.
A unidade mista da Vila Lima foi implantada na Rua Domingos Armelin, nº. 225 (continuidade da Rua Sete de Setembro) tendo a seguinte área de abrangência: Vila Doro, Alto do Anjo, Vila Gino, Jardim Imigrantes, final das Ruas Tiradentes e Sete de Setembro, Fazenda Harmonia, Fazenda São José, bairros rurais Campestre, Patrimônio, Bananal e imediações rurais da área próxima.
A unidade instalada na Rua Julião Calixto Abdala, no bairro Quinta da Bela Vista, está atendendo aos bairros Brejo Alegre, Quinta da Bela Vista, Jardim Cerávolo, Chico Pedro e Córrego da Prata (este último na zona rural).
A unidade destinada à zona rural foi instalada no bairro Barra Bonita justamente pelo fato da localidade contar com um ambulatório. A estrutura foi remodelada para comportar a unidade do PSF. Esta equipe atende aos bairros Barra Bonita, Macaúbas, Cachoeira do Pinhal, Serrinha, Palmeiras e Retiro.

ATENDIMENTO DESCENTRALIZADO –
As unidades funcionam de segunda à sexta-feira através dos profissionais já citados, das 7 às 17 horas. Somente a unidade da Barra Bonita tem um horário diferenciado, das 8 às 16 horas, devido ao tempo necessário para o deslocamento dos profissionais. Cada agente de saúde será responsável por uma micro-área, devendo visitar cada residência uma vez por mês. O agente estará avalizando as condições de saúde da família, encaminhando as necessidades ao posto de saúde para que possam ser analisadas. Desta forma, possibilitando a aplicação de ações de saúde para cada problema encontrado. Vale destacar que o PSF tem a missão de solucionar 85% dos problemas de saúde da população, evitando o encaminhamento para os especialistas.
Nas unidades do PSF, serão disponibilizadas entre 20 e 25 consultas diárias. Em um dia da semana será feito o agendamento para a semana seguinte. Desta forma, evitando os transtornos das pessoas em filas. As visitas domiciliares por parte do médico irão acontecer de acordo com a necessidade e prioridade. Por ter uma característica diferenciada de médico sanitarista (de medicina preventiva), estará atendendo nas unidades como clínico geral. Dois médicos já estão atuando no município, atuando no PSF as medidas preventivas, educação continuada e outras questões.
As unidades também atuam no cadastramento, agendamento de consultas, consultas de enfermagem e consultas médicas, além da administração de medicamentos. Futuramente, estará disponibilizando a distribuição de medicamentos para os casos de hipertensão, diabetes e outros relacionados à dor. E ainda: procedimentos como inalação, curativos, terapias e outros. Tanto os médicos, como enfermeiros, atuam no atendimento de urgência e emergência relacionados à população da área. Por fim, haverá um atendimento direcionado às gestantes, coleta de material preventivo, além da referência e contra-referência.
Os médicos Dr. Ralf (Vila Lima) e Dra. Paula (Quinta da Bela Vista) são oriundos de Belo Horizonte e já contam com experiência no PSF. Já o Dr. Sebastião estará atuando na unidade da Barra Bonita.

FINANCIAMENTO DO PROGRAMA – O PSF recebe incentivos financeiros dos governos federal e estadual. O incentivo depende do aspecto da “produção” no município, como o desenvolvimento de campanhas preventivas, orientação à comunidade, visitas domiciliares, além de todos os procedimentos visando a promoção e prevenção da saúde.
Por ter sido iniciado o cadastramento, em Muzambinho já foram identificados muitos casos de diabéticos e hipertensos descompensados, que param de tomar a medicação por conta própria e agravam os casos. O objetivo do PSF é evitar que isto aconteça, visto que todos os membros da família assistida serão monitorados e acompanhados.

CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE – Esta unidade continuará prestando atendimento à população do município que ainda não foi abrangida pelo PSF. Além disso, irá permanecer com as suas especialidades como obstetrícia, pediatria, dermatologia e outras. Os casos do PSF que não são referentes à clínica geral serão encaminhados para o ambulatório, central ou no Alto do Anjo. Portanto, haverá uma descentralização no atendimento, amenizando sensivelmente o problema das filas no posto de saúde.