Mosconi participa em Brasília de movimento em defesa da saúde

Publicado em 12/04/2013 - saude - Da Redação

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB) e o presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB-RN), um cheque simbólico com 439.922 assinaturas coletadas em Minas Gerais. As assinaturas são para um projeto de lei por mais financiamento para a saúde. O encontro foi na quarta-feira (10/4) em Brasília. 

Os parlamentares participaram também de uma caminhada em defesa da saúde pública, juntamente com entidades que apoiam o projeto de lei de iniciativa popular que determina o repasse de, no mínimo, 10% da receita corrente bruta da União em saúde. São necessárias 1,5 milhão para que a proposição seja recebida pelo Congresso. O saldo nacional, até agora, é de 1,25 milhão.

De acordo com Mosconi, os mineiros aderiram com entusiasmo à campanha Assine + Saúde e estão marcando uma posição firme diante da necessidade de financiamento para a saúde. “As pessoas, quando solicitadas, assinam unanimemente o formulário. Elas sabem da importância de um atendimento médico de qualidade. E é por isso que estamos aqui. Para mostrar que Minas luta pela melhoria da saúde brasileira”, afirmou.

Dinis Pinheiro disse que o governo federal não terá coragem de vetar mais de 1,5 milhão de assinaturas da população. “Somos a sexta economia do mundo, mas a saúde nunca foi prioridade em nosso país. Temos que lutar para termos uma saúde mais justa. Para que isso ocorra, precisamos de um financiamento adequado da União na área”.

Henrique Alves lembrou que foi instalada na Câmara dos Deputados, nesta quarta (10), comissão especial a fim de discutir o financiamento da saúde. O grupo terá prazo de 40 sessões para elaborar uma proposta e será presidido pelo deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que esteve presente no encontro.

Caminhada - Pela manhã, deputados mineiros, vereadores e entidades civis, acompanhados por cidadãos de todo o país, participaram de caminhada entre a Catedral Metropolitana de Brasília e o Congresso Nacional. O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública estimou em 1.200 o número de participantes do ato.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)