Publicado em 25/04/2013 - saude - Da Redação
Estudantes da rede municipal de ensino aprendem o significado de uma alimentação saudável
Ao longo da “Semana da Alimentação”, os estudantes da rede municipal aprenderam noções de educação alimentar. De acordo com a nutricionista Wanessa Melo, que é responsável pela alimentação escolar, “a proposta tem o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar e, assim, mostrar que quem se alimenta de maneira correta pode levar uma vida muito mais saudável”.
Cinco escolas do município de Nova Resende participaram das atividades da “Semana da Alimentação”. Cada instituição recebeu um roteiro com propostas para serem trabalhadas ao longo da semana. As diretoras e supervisoras de ensino ficaram responsáveis pela coordenação dessas atividades. “As crianças são os alvos principais da semana da alimentação e, por isso, procuramos trabalhar com atividades lúdicas. Mesclamos músicas, vídeos, jogos, brincadeiras, oficinas de receitas e até teatro de fantoches.
Tudo, claro, relacionado ao tema da alimentação saudável”, destaca Melo.
As crianças também assistiram às palestras que, segundo a nutricionista, complementam as ações de promoção à saúde alimentar. “O tema é trabalhado durante todo o ano, mas especificamente nesta semana destacamos ainda mais o que vem a ser os hábitos alimentares saudáveis”, conta Melo. A orientação, desde cedo, a respeito do que deve ser compreendido como alimentação saudável já traz resultados positivos para as escolas. “As equipes responsáveis pela merenda, em cada escola, afirmam que as crianças já sabem identificar os alimentos que fazem bem à saúde”, explica a nutricionista.
A pirâmide alimentar foi o tema da semana da alimentação deste ano. A nutricionista ensina aos estudantes que a pirâmide é uma representação da quantidade ideal de cada tipo de alimento na dieta de uma pessoa. “A maior parte das crianças compreendeu que o segredo para se ter saúde é ter uma alimentação equilibrada. Algumas ainda ficaram surpresas e, principalmente, felizes ao saberem que podem comer de tudo, desde que na quantidade certa, sem exageros”, conta uma das merendeiras.
Cada criança recebeu ainda uma apostila com mais orientações sobre como ter uma alimentação saudável. A recomendação é que os estudantes levem esse material para suas casas e, assim, todo o conhecimento é compartilhado também com os pais.
O encerramento da “Semana da Alimentação” foi marcado por uma competição saudável entre os estudantes. No pré-escolar Odilon Cecílio Ribeiro foi promovida uma brincadeira chamada “Passa ou Repassa”, que é um jogo de perguntas e respostas - todas relacionadas ao tema da alimentação saudável. “O jogo nos permitiu mensurar o conhecimento adquirido pelas crianças ao longo desta semana. E, de maneira criativa e engraçada, elas aprenderam ainda mais, já que todos queriam saber tudo para vencer a competição”, finaliza a nutricionista.
Wanessa Melo - Nutricionista da Alimentação Escolar de Nova Resende