Publicado em 21/02/2013 - saude - Da Redação
Desde o dia 02 de janeiro, o vice-prefeito dr. Heber Hamilton Quintella juntamente com o secretário de saúde Romeu Goulart Magno, trabalham incansavelmente para reestruturarem a Saúde em Guaxupé. O grande desafio está em atender os mais de 5.000 procedimentos como exames e cirurgias que estão na fila há muito tempo.
“Estamos reunindo diariamente. Precisamos encontrar uma solução para todos estes problemas na saúde. Durante a campanha eu disse que me dedicaria à essa Secretaria e aqui estou. Quero trabalhar até o último dia do meu mandato como vice-prefeito para que a população tenha um atendimento digno e não enfrente todo esse transtorno”, disse dr. Heber.
Ele destacou ainda que para atender toda essa demanda reprimida, novos médicos estão sendo contratados: “Infelizmente muitos profissionais encerram os contratos e outros estão de férias. Isso trouxe um atraso nos atendimentos. Mas já estamos na fase final para a contratação. Nos próximos dias teremos atendendo em Guaxupé: pediatra, psiquiatra, ginecologista, gastroenterdologista, dermatologista, endocrinologista, clinico geral e otorrinolaringologista”, afirmou o vice-prefeito.
Com a contratação dos novos médicos, a Secretaria de Saúde pretende em pouco tempo regularizar a situação, inclusive efetuando a marcação de novas consultas.
Mutirão de Cirurgias
No último dia 20 o secretário de Saúde, Romeu Goulart Magno reuniu-se com Dr. Joacir Dall´Oglio, diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé e juntos firmaram o compromisso de realizar no município, a partir de março deste ano, um mutirão de cirurgias: “Esse mutirão de cirurgias eletivas irá colaborar para que haja uma redução nas filas de espera. Tem pessoas esperando há muito tempo por uma cirurgia e isso nos traz uma grande preocupação”, afirmou o secretário de saúde que ainda completou: “Não via a hora de que essas cirurgias pudessem tornar realidade. As pessoas merecem um atendimento digno e de muito respeito. Com saúde não se brinca”.
Farmácia Popular
Outro ponto que vem preocupando a Secretaria de Saúde é em relação ao atendimento na farmácia popular. Segundo o secretário de Saúde nos últimos meses aconteceu um aumento considerável de pessoas solicitando medicamentos: “Temos os medicamentos. Chegamos a atender aproximadamente 650 pessoas em um único dia. Estávamos com apenas 02 atendentes no balcão e com isso tivemos que disponibilizar mais 03. Hoje temos 05 pessoas no atendimento direto e isso tem dado uma certa agilidade na fila”.
Já o vice-prefeito lembrou que projetos estão sendo feitos e que tão logo for possível, Guaxupé contará com outros 03 pontos estratégicos para distribuição desses medicamentos: “Estamos fazendo um levantamento dos pontos em que deverão receber as novas farmácias. Descentralizando, conseguiremos dar um melhor atendimento e conforto para a população”.
Postos de Saúde
A reestruturação da Saúde em Guaxupé conta também com a ampliação nos atendimentos dos postos. “Novos serviços estão sendo encorporados, como por exemplo, a disponibilidade para a realização de exames laboratoriais com coletas diretamente nos postos de saúde” apontou o vice-prefeito.
Cislagos
O contrato com a Cislagos venceu em dezembro de 2012 e até então não foi renovado pela atual gestão. O secretário de saúde é quem explica o motivo: “Guaxupé é sede da micro região. Aqui temos a maioria das condições de atender os pacientes. Aqueles que forem mais específicos encaminharemos para outro hospital. Isso trará também agilidade e conforto ao paciente que não precisará se deslocar para outra cidade, correndo o risco nas estradas, saindo de madrugada e retornando somente a noite para a casa”.
Assessoria de Comunicação