Vigilância em Saúde divulga resultados de análises de água em Muzambinho

Publicado em 24/06/2013 - saude - Da Redação

No dia 18 de junho de 2013, foi realizada na cidade de Muzambinho, a coleta de amostras de água em diferentes pontos do Município, tendo como objetivo o monitoramento e a condição em que se encontra a água consumida pela população. 

Para evitar os males que podem ser vinculados pela água destinada ao consumo, é necessário que ela seja sempre que possível tratada. A água utilizada de fontes alternativas como, por exemplo, as “minas” que estão espalhadas por toda a área do Município; é consumida quase em sua totalidade sem nenhum tipo de tratamento, podendo em alguns casos transmitir algum tipo de doença vinculada a sua utilização, como exemplo certos tipos de viroses, isso ocorre pelo fato desse recurso hídrico ser susceptível a qualquer tipo de contaminação em virtude da má conservação do encanamento, “minas” situadas próximas às redes de esgotos ou lugares insalubres.

Segundo as últimas análises realizadas, as minas situadas nos bairros, São Lucas, Novo Horizonte e a Mina do Trevo não apresentaram nenhum tipo de contaminação, infelizmente a mina do bairro Brejo Alegre, próximo ao campo de futebol, apresenta altos índices de contaminação, por isso pedimos que a população não utilize essa água, as medidas necessárias para tentar solucionar essa situação estão sendo tomadas.

A Copasa é a empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição de água até o hidrômetro do imóvel, a partir daí a responsabilidade é do proprietário, e para que essa água mantenha a qualidade é necessário que algumas medidas sejam tomadas como no caso, limpeza e vedação adequada da caixa d’agua. De acordo com as últimas análises realizadas a água fornecida pela Copasa encontra – se em excelente condição.

Fonte: ASCOM