Vigilância Sanitária de Guaxupé dá dicas de como conservar medicamentos em casa

Publicado em 17/09/2013 - saude - Da Redação

Tendo em vista a cultura popular em armazenar medicamentos em casa, a Vigilância Sanitária de Guaxupé nesta semana traz importantes dicas sobre este assunto.

É difícil encontrar uma casa que não tenha uma caixa contendo medicamentos para serem utilizados em caso de emergência, que sobraram de algum tratamento ou comprado para utilização em caso de necessidade.

“Não há problemas em manter medicamentos em casa desde que a pessoa seja devidamente orientada pelo médico. Porém estes medicamentos devem ser armazenados de maneira correta para que não sofram alterações do meio ambiente como umidade, temperatura, luminosidade e não tenham suas propriedades alteradas mesmo dentro do prazo de validades e nem venham a ser usados de forma incorreta”, explicou Elda Maeli de Alencar Ferreira, chefe de sessão da Vigilância Sanitária.

Os medicamentos nunca devem ser guardados na cozinha ou no banheiro, pois são locais de maior umidade e temperatura.

Um outro problema que pode ser evitado é em relação às crianças: “Não guarde os medicamentos em local de fácil acesso a crianças. Anualmente, em todo o Brasil, temos inúmeros casos de intoxicação e até mesmo morte por conta desse tipo de acidente”, ressaltou Elda.

Alguns medicamentos, como colírios e xaropes, tem um prazo de conservação menor após aberto, por isso verifique a informação que consta na caixa do medicamento e registre a data de abertura na embalagem para evitar esquecimentos.

Mantenha os medicamentos em suas embalagens originais junto com as bulas para que possa identificá-los e protegê-los. Há medicamentos que necessitam ser armazenados em geladeira e estes nunca devem ser colocados na porta devido a variações de temperatura. Sempre verifique o prazo de validade, pois há grandes riscos de intoxicação pelo uso de medicamentos com data de validade expirada.

“A principal recomendação para o correto armazenamento dos medicamentos em casa é que sejam mantidos em locais protegidos da luz, umidade e calor”, finalizou Elda.

Fonte: ASCOM